domingo, 20 de maio de 2012

Redação - Textos Dissertativos - Planejando a dissertação (II)

Planejando a Dissertação (II)


Não existe apenas uma maneira de fazer o esquema do texto dissertativo. Além da maneira apresentada no post anterior, existe um modo de fazer um esquema em apenas 6 passos simples.

1º passo: Transforme o tema em uma pergunta. (Exemplo: Se o tema for "É impossível viver sozinho", transforme-o em uma pergunta: "É impossível viver sozinho?")

2º passo: "Responda ao tema" de acordo com a sua opinião. (Exemplo: Não, é possível viver sozinho).

3º passo: Crie um argumento base que "sustente" sua resposta ao tema. Use palavras ou frases que o ajudem a desenvolve-lo. (Exemplo: Diversos meios de comunicação)

4º passo: Crie mais um ou dois parágrafos que sustentem a ideia de "que é possível morar sozinho". (Exemplo: Visitar-Receber visitas).

5º passo: Tente se lembrar de um fato-exemplo que reforce ainda mais a sua opinião. Isso pessoaliza o teu texto, o que o deixa diferente dos demais. (Exemplo: Pessoas bem sucedidas - moram sozinhas).

6º passo: Escreva no papel alguma palavra ou frase que "amarre" a ideia principal.

Encontrou as principais partes do texto dissertativo aí?

Passo 1 - Introdução

Passos 2, 3, 4 e 5 - Desenvolvimento

Passo 6 - Conclusão

Este meio de fazer um esquema é bem prático e rápido, porém exige que quem o faz já tenha alguma "prática", não é aconselhável pra quem está a escrever um texto dissertativo pela 1ª, 2ª ou até 3ª vez.

Nas primeiras vezes, tente fazer um esquema mais detalhado, assim você aprende bem como montar o texto e fica fácil utilizar esse método de esquema como base.

Nenhum comentário:

Postar um comentário