domingo, 20 de maio de 2012

Redação - Textos Dissertativos: 7 passos para um redação impecável

Sete passos para uma redação impecável


1 - Simplicidade


Não queira transformar seu texto na bíblia. Use palavras conhecidas e que se adequem bem no contexto. Procure escrever frases mais curtas e diretas, para que não perca o domínio do texto. Fique atento para não mudar de assunto de repente, conduza o texto de maneira leve, sempre seguindo a linha de argumentação.


Passo 2 - Clareza



No texto dissertativo, não vale imaginar que o leitor sabe o que você quer dizer ou deixar coisas subentendidas. Deixe o texto limpo, claro e direto. Evidencie bem o conteúdo principal. Não se esqueça que o seu objetivo, ao escrever um texto dissertativo, é mostrar sua opinião, expor suas ideias, e o mais importante, é que tais opiniões estejam claras e inteligíveis.


Passo 3 - Objetividade


Não use mais palavras, ou o famoso "encher linguiça", a repetição termos ou ideias para ocupar um maior número de linhas. Isso deixa o texto cansativo. A ideia é "máximo de conteúdo > mínimo de palavras. Foque no que é realmente necessário.



Passo 4 - Coerência


Este passo é primordial para a boa escrita. Lembre-se que, mesmo sendo dividido em três partes básicas, o texto é um único texto, não três. Quando estiver a fazer o seu esquema e posteriormente o rascunho, não esqueça disso, mantenha a coerências das ideias em todos os parágrafos. Crie uma ordem para que as ideias estejam apenas se completando, e não mudando do foco principal.


Passo 5 - Ordem


Seguir uma ordem cronológica, é uma maneira de não errar nunca, apesar de não ser criativa. "Nesta linha, parta do geral para o particular, do objetivo para o subjetivo, do concreto para o abstrato." Use figuras de linguagem para que o texto fique interessante. As metáforas também enriquecem a redação.

Passo 6 - Ênfase


"Procure chamar a atenção para o assunto com palavras fortes, cheias de significado, principalmente no início da narrativa. Use o mesmo recurso para destacar trechos importantes. Uma boa conclusão é essencial para mostrar a importância do assunto escolhido. Remeter o leitor à ideia inicial é uma boa maneira de fechar o texto."


Passo 7 - Leia e releia


"Lembre-se, é fundamental pensar, planejar, escrever e reler seu texto. Mesmo com todos os cuidados, pode ser que você não consiga se expressar de forma clara e concisa. A pressa pode atrapalhar. Com calma, verifique se os períodos não ficaram longos, obscuros. Veja se você não repetiu palavras e ideias. À medida que você relê o texto, essas falhas aparecem, inclusive, erros de ortografia e acentuação. Não se apegue ao escrito. Refaça, se for preciso."

Nenhum comentário:

Postar um comentário